A Professora Valéria Bastos, da PUC-Rio, Departamento de Serviço Social, e líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos Socioambientais e Comunitário – GRIPES, participou da COP 16 na Colômbia – Cali na semana de 21 a 25 de outubro de 2024, a convite da representação do Encontro Internacional de Economias para a Vida – ECOOVIDA2024, que se constitui como um esforço conjunto de diversas plataformas econômicas internacionais social, solidária, popular e comunitária, que, com o apoio do Governo da Colômbia e particularmente da Unidade de Solidariedade, unem-se num esforço conjunto para materializar a tarefa da necessária de articulação e colocando as economias para a vida no centro das apostas do desenvolvimento global e local. Este evento envolveu movimentos sociais, populares e solidários, para que as vozes possam ser ouvidas por governos e organizações internacionais, no âmbito da agenda global da diversidade e do bem viver.
Com este contexto, a Professora Valéria Bastos, participou de duas rodas de conversa em dois fóruns de debates, voltados para a discussão da Bioeconomia, Economia Circular e Economia Sustentável que foram realizados no dia 23 de outubro na Universidad Autonôma do Occidente.
As rodas de conversas foram realizadas no Auditorio Quincha Meta 16 COP 16, todos os dois encontros tiveram como o eixo central pensar a Economia Circular e seus impactos em diferentes realidades, envolvendo sobretudo o desenvolvimento da Economia Sustentável e sua relação com trabalhadores das diferentes comunidades e frentes na América Latina. A primeira roda teve como moderador o Professor Juan Pablo da Universidad Distrital Francisco José de Caldas, e a segunda, teve como moderadora a Professora Dra. Jeniffer Paola Gracia Rojas – Coordenadora da Unidade de Investigação da Facultad del Medio Ambiente y Recursos Naturales de la Universidad Distrital Francisco José de Caldas.
As falas trazidas pela Professora Valéria Bastos, tiveram como eixo central a inclusão socioprodutiva de catadores e catadoras de materiais recicláveis no Brasil e os desafios de sua efetivação a partir da logística reversa e da economia circular como ferramentas inclusivas e geradoras de desenvolvimento sustentável e socioeconômico.